domingo, 12 de julho de 2009

História da USBE - Parte 1

Esta é a história da União São-Bentense de Escritores. Estou fazendo esse texto com base, inicialmente no livro ata de reuniões, na qual tenho posse atualmente por ser o primeiro secretário deste mandato. Não vivi essa história desde o seu começo, portanto, após o término do resumo pretendo confrontar o lido com histórias das pessoas que participaram mais ativamente no passado.Peço desculpas e correções dos leitores, em relação aos fatos, nomes, pois minha fonte é uma escrita feita a mão, e ainda conheço poucos dos que fizeram parte dessa história. Uma das minhas intenções, é avaliar o que foi planejado, e como obtiveram êxito em suas realizações, e o que não se concretizou, o que não foi acertado.

HISTÓRIA DA USBE

FUNDAÇÃO E ESTATUTO

A União São-Bentense de Escritores foi fundada no dia 09/05/2000, quando aconteceu, nas dependências da Sociedade Literária de São Bento do Sul, a primeira reunião. O primeiro presidente foi o Sr. Gilmar Voltolini. Reuniram-se também Jamil Gabardo Gomes (vice presidente), Luciana Pilz Berkenbrock (secretária), Evanilde Cecília Pondelech (2° secretária), Maicon Postai (conselho fiscal), Herberd (Kasdauk?), Fabiano Kutach (tesoureiro), Jean Ricardo Rusczak (conselho fiscal), Fabiano Voltolini, Carlos Roberto Werlich (2° tesoureiro), Catherine T. Mello.
Com a necessidade de uma entidade que representasse os poetas e escritores, beneficiente, apolítica, declarada de utilidade pública, com a possibilidade de incorporar escritores de outras cidades próximas como Rio Negrinho, Campo Alegre, almejando uma sede própria, proporcionar cursos de formação de escritores para seus membros, aceitar doações de livros para um acervo, promover feiras de livros e outros eventos culturais. Também reunir-se mensalmente para a discussão de assuntos diversos.
Aos dezesseis de maio do mesmo ano foi aprovado o Estatuto da Usbe. Com o comparecimento de novos membros, Luciana Borges, Henry Henkels e Robson Rodrigues da Silva. Foi estipulado uma mensalidade de R$ 2,00 para os membros. O artigo 1° do estatuto denominou:
“Art 1° - A União São-Bentense de Escritores, que adota a sigla USBE, é uma sociedade civil de fins não lucrativos, de caracteres apolíticos, beneficientes, culturais, filantrópicos, filosóficos, recreativos, com a denominação de União São-Bentense de Escritores, fundada em 09 de maio de 2000, na cidade de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina, onde tem sede e foro permanente, constituída por um número ilimitado de membros, que não respondem subsidiariamente, pelas obrigações assumidas pela diretoria.
Parágrafo Único – Poderão associar-se a Usbe:
a) contistas;
b) corretores de textos;
c) cronistas;
d) filósofos;
e) historiadores;
f) poetas;
g) redatores de jornais;
h) romancistas;
i) praticantes, estudiosos e/ou apreciadores da arte literária, mesmo que não tenham obras publicadas.”
Nesses primeiros momentos a entidade se definira com o objetivo de desenvolver, discutir, unir e divulgar a literatura, abrindo-se para diversos tipos de interessados em cultura. Não seria tolerado também qualquer forma de discriminação “em razão da convicção religiosa, política, cor, sexo ou qualquer outro aspecto da individualidade dos associados”. Parágrafo Único do art. 5° no Capítulo II.

FEIRA NORTE CATARINENSE DO LIVRO

Aconteceu, no dia 16 de novembro de 2000, nas dependências do Shopping Zipperer, a partir das 10:00 horas, a Feira Norte Catarinense, com os seguintes expositores:
USBE; (União São-Bentense de Escritores);
Editora Insular de Florianópolis;
Fecampo de Campo Alegre;
Sociedade Espírita Nova Esperança;
Fundação Logosófica;
Livraria Triunfal.
E no horário das 20:00 horas, os seguintes lançamentos:
Respingos do Mar de Gilmar Voltolini;
Dois Lagos; Momentos; Pami de Jamil G. Gomes;
Vida Lida, e Contos que Encantam de Jane Holschach de Rio Negro – PR;
São Bento na Memória das Gerações de Alexandre Pfeiffer;
No livro ata constam 80 assinaturas de comparecimento no local.

Nenhum comentário: